Museu de Alto Rio Doce
QUEM SOMOS
O MUSEU
O museu virtual alto-rio-docense está vinculado à intenção da Casa da Cultura de Alto Rio Doce, criada pela lei municipal 141 de 26/03/1993, pelo prefeito municipal Ulisses de Araújo Couto e através do decreto 1951 de 21/07/1993.
A referida Casa da Cultura trazia em sua proposta várias frentes culturais como a pesquisa de nossa história, aquisição de acervo histórico como fotos, jornais e objetos para montar um museu municipal, exposições históricas, palestras, movimentos culturais como a Semana Cultural, teatros, apresentações musicais, apoio a entidades e grupos culturais, projetos culturais diversos no afã de servir de suporte, incentivador e produtor cultural.
Tendo sido desativada, seu presidente, Róbson José Moreira Abrantes, abraçou a causa de conservar e ampliar o acervo cultural, continuando a pesquisa histórica e se envolvendo de forma voluntária em palestras e apresentações para público diverso, especialmente alunos da Escola Municipal Raul Soares que cuida dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Além dos alunos da escola supra citada, muitas outras pessoas visitam o espaço reservado como “museu”, procurando como curiosidade, turismo, Conselho de Patrimônio Cultural, pesquisas escolares, e pesquisas de historiadores regionais.
O acervo cresceu exponencialmente ao longo dos últimos anos e muitos pesquisadores têm solicitado a disponibilização de conteúdos de jornais, revistas e livros para facilitar e democratizar ainda mais o conhecimento de nossa história. Esta é a nossa intenção. Espero estar contribuindo com a cultura municipal.
Róbson José Moreira Abrantes
Curador do Acervo Museológico e Pesquisador da História Regional.